Bangladesh
A fraternidade do Bangladesh começou em 1974. Vários irmãos já tinham viajado pela Ásia.
O projeto era estabelecer-se na Índia, mas era difícil obter visto. Na abertura do Concílio de Jovens havia uma pessoa do Bangladesh que disse: «venham ao Bangladesh, a situação lá é extremamente difícil».
O Bangladesh era independente há três anos, após uma guerra que fez muitas vítimas. Em 1974 e 1975 houve uma fome nas grandes cidades. Muitas pessoas morreram. A maior parte da população era muito pobre.
O bispo católico de Chittagong convidou-nos a vir morar na sua diocese. Vivemos lá durante 6 anos, numa vida muito radical e muito próxima dos pobres. Concentrámo-nos em duas coisas: estar com os pobres e fazer um trabalho com os jovens cristãos, com encontros, retiros. Visіtávamos muitos hospitais. Com um grupo de jovens muçulmanos e hindus criámos várias pequenas escolas nos bairros de lata. Ajudámos muitas pessoas portadoras de deficiência com um empréstimo mínimo, para que pudessem abrir pequenos comércios.
Em 1981 a fraternidade mudou-se para Dhaka, a capital. Só havia dois irmãos. Continuámos o trabalho de ensino, as pequenas escolas nos bairros, o trabalho com as pessoas portadoras de deficiência. Em 1987 instalámo-nos em Mymensingh, onde a fraternidade permaneceu 34 anos. Muitas coisas evoluíram.
Existem pequenas escolas primárias onde os docentes são estudantes bolsistas. Do trabalho com o povo Garo nasceu um centro em Dhaka, chamado Nokmandi, que tem como objetivo reunir os Garos de Dhaka, ajudá-los nas suas dificuldades e fazer viver a sua cultura. Houve muito trabalho em torno da deficiência, que gerou, entre outras coisas, a comunidade de L’Arche de Mymensingh. Também abrimos pequenos centros para crianças de rua em Mymensingh e Dhaka. Houve forte ênfase na pastoral, nomeadamente a formação dos jovens: um trabalho inter-religioso de formação para a paz e também um trabalho com os jovens cristãos para os formar num serviço na igreja e na sociedade.
O que marcou os primeiras 20 anos da fraternidade foram as grandes encontros ecuménicos anuais de jovens. Dois dos irmãos pioneiros já faleceram. O fundador da nossa fraternidade começou muitas coisas. O outro dedicou 45 anos ao ensino da teologia: quase 40 anos no seminário católico, enquanto foi um dos fundadores do colégio de teologia anglicano.
Em 2021, instalámo-nos numa aldeia da minoria Garo, Thanarbaid. Muitas das coisas que começámos noutras partes continuam, mas a gestão diária foi confiada a pessoas de confiança do país. Os irmãos mantêm um papel de conselho e supervisão.
Thanarbaid é uma aldeia de agricultores. Para partilhar a vida, a fraternidade também se envolveu na criação de animais e no cultivo das terras. Os lucros deste trabalho ajudam a sustentar os projetos que continuam em Mymensingh. Participar nesta sociedade permite-nos também ajudar os mais pobres.
Um grupo de 15 a 17 estudantes vivem connosco. Eles participam das nossas 3 orações diárias, que animam muito bem. Somos três irmãos aqui. Muitas vezes viajamos para animar pequenas encontros ecuménicos ou peregrinações inter-religiosas.