Brasil

Taizé

O Concílio Vaticano II, ao qual dois irmãos foram convidados como observadores, facilitou muitos contatos com bispos da América Latina. Entre os diferentes convites recebidos, aquele de Dom Helder Câmara, arcebispo de Recife, no Brasil, foi o escolhido. O abade Dom Basílio Penido assegurou o acolhimento no mosteiro beneditino de Olinda.

A primeira fraternidade foi constituída em janeiro de 1967, neste mosteiro, entre os irmãos de Taizé e os monges beneditinos. Os irmãos viviam do seu trabalho e empenhavam-se ativamente na Igreja local. O nascimento das Comunidades de Base, apoiado principalmente por Dom Luís Fernandes, bispo auxiliar de Vitória (Espírito Santo) e amigo da fraternidade, favoreceu a transferência para Vitória em 1972. A fraternidade permaneceu ali até 1978, período durante o qual amadurecia o projeto de um local mais amplo para acolher grupos e pessoas para encontros e retiros e partilhar a oração diária da fraternidade.

O local escolhido foi Alagoinhas, na Bahia, no seio de uma nova diocese, cujo primeiro bispo era um beneditino belga. A diocese disponibilizou aos irmãos um espaço favorável ao acolhimento, nas periferias da cidade. A inserção da fraternidade neste bairro permitiu participar ativamente na sua transformação, ao mesmo tempo em que respondia às solicitações de retiros, de encontros e de serviços pastorais na diocese. Graças aos meios de comunicação, várias colaborações desenvolveram-se, tanto no Brasil quanto no conjunto do continente sul-americano.