Meditações mensais
O mistério da passagem pascal
João 12,20-28Os textos do tempo da Semana Santa e da Páscoa são bastante numerosos e falam disso de maneira mais ou menos aberta. Para ler e meditar a parábola do grão de trigo, é bom olhar para o seu contexto : ver a curiosidade e o interesse das pessoas, mesmo dos não judeus, pelo que Jesus podia oferecer como ensinamento. Mas o que esperavam eles ?! E eis que Jesus lhes apresenta esta parábola sobre a necessidade de morrer para dar fruto… Por outras palavras : não se apegar à sua própria vida ! Nada de muito atraente. Escândalo ou incompreensão para muitos, até para os seus discípulos que lhe dizem, por intermédio de Pedro : « Que isso não te aconteça ! » (Mt 16.22). Escândalo mas também interrogação, ou até pôr em causa, sim, grande ocasião de dúvida para o próprio Jesus ! Ele está perturbado ! Talvez com o desejo de escapar ao que o espera ! Pensemos naquela frase « afasta de mim este cálice » que ele pronunciará no Getsémani (Luc 22.42).
Mas leiamos esta passagem até ao fim : qual é o caminho da vida ? – porque afinal no fim não há apenas fim e abismo, mas fruto e vida ! Mistério da passagem pascal : morrer para viver. E não separar as duas coisas. Nas nossas linguagens e nas nossas lógicas talvez pensemos com dualidades e oposições, mas conseguiremos pensar – ou mais ainda : viver ! – o mistério em conjunto ? Em São João encontramos repetidas vezes uma expressão que reúne estas duas realidades : a glória. Deus manifesta em Jesus a sua glória, na sua vida dada, na sua vida de ressuscitado !