Meditações mensais

Abril 2026

O mistério da passagem pascal

João 12,20-28
Entre os que tinham subido a Jerusalém à Festa para a adoração, havia alguns gregos. Estes foram ter com Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e pediam-lhe: «Senhor, nós queremos ver Jesus!» Filipe foi dizer isto a André; André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora de se revelar a glória do Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna. Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há-de honrá-lo.Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de Eu dizer? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente para esta hora é que Eu vim! Pai, manifesta a tua glória!» Veio, então, uma voz do Céu: «Já a manifestei e voltarei a manifestá-la!»

Os textos do tempo da Semana Santa e da Páscoa são bastante numerosos e falam disso de maneira mais ou menos aberta. Para ler e meditar a parábola do grão de trigo, é bom olhar para o seu contexto : ver a curiosidade e o interesse das pessoas, mesmo dos não judeus, pelo que Jesus podia oferecer como ensinamento. Mas o que esperavam eles ?! E eis que Jesus lhes apresenta esta parábola sobre a necessidade de morrer para dar fruto… Por outras palavras : não se apegar à sua própria vida ! Nada de muito atraente. Escândalo ou incompreensão para muitos, até para os seus discípulos que lhe dizem, por intermédio de Pedro : « Que isso não te aconteça ! » (Mt 16.22). Escândalo mas também interrogação, ou até pôr em causa, sim, grande ocasião de dúvida para o próprio Jesus ! Ele está perturbado ! Talvez com o desejo de escapar ao que o espera ! Pensemos naquela frase « afasta de mim este cálice » que ele pronunciará no Getsémani (Luc 22.42).

Mas leiamos esta passagem até ao fim : qual é o caminho da vida ? – porque afinal no fim não há apenas fim e abismo, mas fruto e vida ! Mistério da passagem pascal : morrer para viver. E não separar as duas coisas. Nas nossas linguagens e nas nossas lógicas talvez pensemos com dualidades e oposições, mas conseguiremos pensar – ou mais ainda : viver ! – o mistério em conjunto ? Em São João encontramos repetidas vezes uma expressão que reúne estas duas realidades : a glória. Deus manifesta em Jesus a sua glória, na sua vida dada, na sua vida de ressuscitado !

01
Já conheci um sentimento de escândalo diante de palavras de Cristo que, ao fim de anos, acabou por se esclarecer?
02
Já fiz a experiência de uma perda, de uma pequena ou grande morte na minha vida, que conduziu a mais vida?
03
Conservo a confiança de que “a vida é mais forte do que a morte”?

Meditações recentes